Dia do Publicitário: saiba quando é comemorado e como esse profissional atua

Quando é o dia do publicitário?

O Dia do Publicitário é comemorado dia 1º de fevereiro, dia em que a profissão foi regularizada em 1966.

Para entender melhor, o Decreto de Lei nº 57.690, de 1 de fevereiro de 1966, regulamenta a execução do Decreto de Lei nº 4.680 de 18 de junho de 1965, que reconhece e regulariza a profissão do profissional de publicidade.

Por esse motivo, a data comemorativa foi instaurada no mesmo dia da regularização da profissão para homenagear os profissionais que atuam com publicidade e propaganda.

Profissionais esses que utilizam técnicas de comunicação para melhorar as negociações das empresas, captar clientes e aumentar as vendas.

São profissionais essenciais para qualquer negócio, afinal toda empresa precisa de uma identidade visual, tem o objetivo de crescer, divulgar sua marca, seus produtos e fidelizar seus clientes.

Neste artigo, vamos explicar mais sobre o Dia do Publicitário, onde esse profissional pode atuar, qual a importância dessa profissão e sua relevância para o marketing digital, acompanhe!

Dia do Publicitário: por que a profissão precisou ser regulamentada?

Como falamos anteriormente, o Dia do Publicitário é comemorado no mesmo dia em que a profissão de Publicitário e Agenciador de Propaganda foi regulamentada em lei.

De acordo com a lei, a definição da profissão é a seguinte:

“São Publicitários aqueles que, em caráter regular e permanente, exerçam funções de natureza técnica da especialidade, nas Agências de Propaganda, nos veículos de divulgação, ou em quaisquer empresas nas quais se produza propaganda.”

A profissão precisou ser regulamentada pois o número de agências cresceu muito no Brasil naquele período, além de muitos jornalistas exercerem a função, pois tinham habilidades que preenchiam alguns requisitos da publicidade, como redação.

Após a profissão ser regulamentada, as funções de jornalista e publicitário foram separadas e os profissionais podiam exercer as funções separadamente.

Dia do Publicitário: o que faz um publicitário?

Saber o que um publicitário realmente faz é a curiosidade de muitos, principalmente daqueles que desejam entrar para esse mercado de trabalho.

São muitas as áreas de atuação de um publicitário e vamos apresentar a seguir, acompanhe!

Atendimento

O Atendimento é o profissional responsável por entender as necessidades dos clientes, desenvolver os briefings, fazer reuniões e propor projetos, ou seja, eles são a ponte entre a agência e a empresa.

Além disso, o atendimento também precisa levantar o famoso briefing, dados que servirão como guia para montar uma campanha.

Criação

A área da criação é uma das mais visadas pelos estudantes de publicidade e propaganda, pois esses profissionais são responsáveis por desenvolver as peças das campanhas publicitárias.

Aqui, estão os designers, que podem ser assistentes de arte, diretores de arte, e os redatores, que podem ser especialistas em copywriting, marketing de conteúdo, SEO, entre outras vertentes da área da redação.   

Mídia

O profissional de mídia é responsável por analisar e levantar os veículos de comunicação ideais para uma cliente, ou seja, em qual meio de comunicação uma campanha deve ser veiculada.

Além disso, são responsáveis por fazer a negociação com esses veículos, que podem ser TV, rádio, mídias OOH, entre outros.

Planejamento 

O planejamento é responsável por visualizar a campanha publicitária como um todo, analisando as questões de preço, ponto de venda e impacto de promoções nos clientes.

São estrategistas que buscam os canais de distribuição mais adequados para os clientes, além de estudar a fundo o público-alvo que se deseja atingir.

Aqui, podem entrar os gestores de tráfego, uma profissão relativamente nova na história da publicidade. 

Pesquisa de público

O publicitário, assim como outros profissionais da área da comunicação, pode desenvolver pesquisas de público para compreender todas as necessidades e características do público-alvo e da persona.

Dessa forma, é possível descobrir de que forma determinado produto ou serviço pode suprir essas necessidades.

Social Media

O Social Media é o profissional responsável por gerenciar as redes sociais dos clientes, acompanhando e criando conteúdos relevantes e pertinentes para a marca.

Além disso, esse profissional pode interagir com o público, propor estratégias de engajamento e monitorar a concorrência para encontrar meios de se destacar no universo digital.

Dia do Publicitário: qual a importância do publicitário para o marketing digital?

O universo digital revolucionou a forma como a publicidade é feita nos últimos anos, no entanto, a teoria e as estratégias continuam as mesmas, o que mudou são os canais que os anúncios são veiculados.

Afinal, produzir uma propaganda para TV ou um spot para rádio é muito diferente de criar conteúdos para redes sociais.

Além disso, a era digital permitiu que os clientes interajam com as empresas, melhorando o relacionamento das marcas com seu público.

Dia do Publicitário: um trabalho que vai além das agências de publicidade

A atuação de um publicitário não fica limitada aos cargos que existem nas agências de publicidade, pois é possível trabalhar em empresas que disponibilizam vagas para esses profissionais, ou até mesmo empresas que criam departamentos internos de marketing.

Além disso, é possível atuar como freelancer e conseguir diversos trabalhos com diferentes empresas, além da possibilidade de prestar serviços terceirizados para agências.

É muito interessante saber a história por trás de uma data comemorativa, não é mesmo? Que tal começar a entender um pouco mais sobre o universo do marketing? Clique aqui e confira nosso artigo sobre marketing digital para iniciantes!  

FAQ

Por que o Dia do Publicitário é dia 1 de fevereiro?

Porque foi nesse dia, em 1966, que a profissão foi regularizada em lei.

Qual é a definição da lei para a profissão?

De acordo com a lei, são Publicitários aqueles que, em caráter regular e permanente, exerçam funções de natureza técnica da especialidade, nas Agências de Propaganda, nos veículos de divulgação, ou em quaisquer empresas nas quais se produza propaganda.

Por que a profissão precisou ser regulamentada?

O número de agências cresceu muito no Brasil naquele período, além de muitos jornalistas exercerem a função, pois tinham habilidades que preenchiam alguns requisitos da publicidade, como redação.

Quais são as áreas de atuação do publicitário?

Atendimento, criação, mídia, analista de marketing, pesquisa de público e social media.

Siga a Métrica Ninja no Instagram!

Junte-se à comunidade para receber dicas exclusivas e insights valiosos.

>>

Você também pode gostar