Uma das principais qualidades do Google Ads é a quantidade de ferramentas que são disponibilizadas para segmentar o seu público-alvo. Em outras palavras, as informações demográficas são necessárias para que seus anúncios apareçam para pessoas que têm o perfil do seu cliente.
Aqui no blog, por exemplo, já expliquei como realizar uma segmentação através de palavras-chave negativas. Caso não tenha conhecimento sobre esse assunto, clique aqui e veja como aplicar essa ação em suas campanhas.
Segmentar sua campanha torna a mais assertiva e evita desperdício de dinheiro. Por isso, para te ajudar nessa valiosa missão, quero te apresentar mais uma forma de segmentar o seu anúncio, utilizando as informações demográficas.
O que são informações demográficas?
Informações demográficas nada mais é do que uma estatística, dados que permitem compreender características básicas de um determinado público como idade, sexo, estado civil, renda e por aí vai. No Google Ads, caso você já tenha conhecimento prévio dessas informações, ou seja, já tenha traçado o perfil dos seus clientes (público-alvo), é possível aplicar essa segmentação em seus anúncios logo no começo da sua campanha.
André, mas se eu não tenho esses dados, ainda assim, posso utilizar essa segmentação? Sim, você pode. Porém, a falta dessa informação terá um preço e vai sair do seu bolso (risos)! Se você tiver configurado corretamente a tag de conversão em sua conta, com o passar do tempo será possível perceber qual a faixa etária, sexo e classe social tem mais conversões dentro do Google Ads. Assim que tiver dados suficientes, basta remover as informações demográficas que não são do seu interesse.
Como configuro essa segmentação na prática?
Abra sua conta do Google Ads e selecione a campanha e o conjunto de anúncios que você deseja aplicar a segmentação. Feito isso, selecione o campo “Informações demográficas” e escolha qual dado você deseja remover. Na imagem abaixo, selecionei a segmentação por idade e suponhamos que eu deseje remover o público de 18 a 24 anos. Para isso, basta clicar na bolinha verde que aparece ao lado do grupo e marcar a opção “Excluir do grupo de anúncio”, pronto a segmentação foi realizada.
(Fonte: Google Ads)
Atualmente é possível realizar a segmentação nas seguintes informações demográficas:
Idade
A segmentação por idade é dividida em 7 grupos sendo eles: 18 a 24 anos, 25 a 44 anos, 35 a 44 anos, 45 a 54 anos, 55 a 64 anos, acima de 65 anos e idade desconhecida.
Sexo
No sexo é dividido em 3: masculino, feminino e desconhecido.
Renda Familiar
Sim. O Google consegue identificar a classe social! Muito provavelmente essa informação seja retirada através do histórico de compras das pessoas na internet. A segmentação também é dividida em 7 grupos: 10% com maior renda, 11-20%, 21-30%, 31-40%, 50% com menor renda e desconhecido.
Status Parental
Caso você esteja realizando uma campanha na rede de display ou no Youtube, uma nova opção de “Status Parental” ficará disponível. Nessa opção, é possível escolher se seus anúncios devem aparecer para usuário que tem ou não filhos. A segmentação é dividida em 3 grupos: sem filhos, com filhos e desconhecidos.
Observação
Você deve ter reparado que em todas as segmentações de informações demográficas aparece o grupo desconhecido. Esse grupo é formado por usuários que por algum motivo o Google não conseguiu ou não teve acesso às informações deles.
Mas atenção! Somente remova essa segmentação, caso você deseje trabalhar uma campanha ultra precisa e segmentada, pois dentro dos desconhecidos podem ter muitas pessoas que são o público-alvo da sua ação de marketing.
Conclusão
Tenha muito cuidado para não tornar a sua campanha segmentada demais e, assim, não ter cliques ou visualizações suficientes. Meu conselho é que teste e veja como sua campanha irá reagir. Teve um resultado abaixo do esperado? Não tem problema, sempre é possível reativar uma segmentação que foi excluída.
Caso deseje saber mais sobre informações demográficas, sugiro que leia esse artigo que é do próprio suporte de ajuda do Google Ads. Sucesso nas vendas!