Tráfego pago, você já ouviu esse termo? Calma, não estamos falando de nada ilegal, e garanto que você já foi vítima dessa estratégia de marketing digital.
Sabe quando você entra em algum site ou loja virtual, não compra nada e ao sair percebe que tem vários anúncios daquele produto ou serviço te perseguindo nas redes sociais? Ou então, quando você precisa comprar alguma coisa, pesquisa na internet e milagrosamente aparecem vários anúncios vendendo exatamente o que você precisa?
Vou te contar um segredo, absolutamente nada disso é por causa da força do destino ou aconteceu por acaso! Sim, todos esses “encontros” são obras de uma estratégia digital chamada tráfego pago e você também pode usar ela para aumentar as vendas do seu negócio.
O que é tráfego pago?
Resumindo de forma bem direta, tráfego pago é uma estratégia na qual você paga para uma plataforma, rede social ou site destacar os seus anúncios para os usuários ativos nela.
Imagino que você já conseguiu compreender aonde quero chegar, não é? Investindo em tráfego pago é possível levar um grande fluxo de pessoas para o seu site. Logo, se mais pessoas visitam seu site, maiores as chances de realizar uma venda.
Porém, antes de você prosseguir para o próximo tópico, quero te dar um conselho. Nunca encaminhe os usuários para a página inicial do seu site, sempre direcione para uma página com o objetivo claro e bem definido como, por exemplo, uma página de vendas ou uma landing page com formulário de captura de leads.
Principais plataformas de tráfego pago
Não existe uma única plataforma de tráfego pago, afinal qualquer mídia que possua um grande volume de usuários pode criar sua ferramenta de anúncios. Porém, é possível listamos as principais mídias.
Google Ads
O Google Ads é a ferramenta líder no mercado de mídia online. Nela é possível realizar anúncios nas suas três principais segmentações: Rede de Pesquisa, Rede de Display e no Youtube.
Na minha opinião o Google Ads é a mais completa plataforma de anúncios. Ficou interessado e quer conhecer mais sobre essa plataforma? Então, confira aqui um texto que eu explico com detalhes como funciona o Google Ads.
Facebook Ads
O Facebook Ads, a plataforma de anúncios da maior rede social do mundo, permite criar anúncios interativos no Facebook e no Instagram.
Anunciar Facebook Ads é uma excelente oportunidade para sua marca aparecer, ao mesmo tempo, que se relaciona com seus clientes.
LinkedIn Ads
Seu negócio realiza somente vendas B2B? O LinkedIn Ads pode ser interessante para você, já que a plataforma é totalmente focada no público corporativo.
Outras plataformas
Taboola, Outbrain e Bing Ads são outros exemplos de plataforma de tráfego pago. Por mais que sejam plataformas menos conhecidas, tenho certeza de que vale a pena conferir cada uma delas.
Quais as vantagens do tráfego pago?
Nesse momento você deve estar se perguntando: ok, entendi o que é tráfego pago, mas quais as vantagens de realizar esse tipo de ação? Segue abaixo as principais vantagens de investir nessa estratégia de marketing.
Métricas precisas
Uma das maiores dificuldades em uma ação de marketing é a precisão nas métricas. Por exemplo, é muito difícil saber exatamente quantas vendas vieram de um anúncio veiculado em uma rádio ou em uma revista.
No tráfego pago esse problema não existe. Pois, através da tag de conversão no Google Ads e do pixel de conversão no Facebook Ads, é possível saber exatamente quantas vendas foram convertidas pela plataforma.
Campanhas de remarketing
No começo desse artigo, comentei que você provavelmente já foi vítima dos famosos “anúncios perseguidores”. Esses anúncios são conhecidos como campanhas de remarketing.
Impactar novamente um potencial cliente que entrou em seu site, mas não finalizou a compra é uma das grandes vantagens do tráfego pago. Sem contar que nesse novo “encontro” você pode utilizar uma estratégia diferente, por exemplo, oferecer um cupom de desconto e resgatar uma venda que já estava perdida.
Informações demográficas
Você conhece o seu público-alvo? Sabe exatamente qual a idade, sexo e classe social dos seus clientes? Se sim, tenho uma boa notícia para você!
Em praticamente todas as plataformas de tráfego pago é possível segmentar as informações demográficas da sua campanha. Garantindo que os seus anúncios apareçam para as pessoas certas.
Públicos de interesse
Outra forma de segmentar seus anúncios nas plataformas de publicidade digitais é através dos públicos de interesse. Essa segmentação permite que suas campanhas apareçam somente para pessoas que têm um interesse em comum.
Você vende artigos esportivos? Pode segmentar seus anúncios para um grupo de pessoas que realizam atividade física com frequência. Alinhe isso com as informações demográficas e terá anúncios focados em seu público comprador.
Valores do tráfego pago
Quando comparado com as mídias de publicidade tradicionais, as campanhas de tráfego pago são muito mais baratas. No Facebook Ads é possível começar a anunciar a partir de R$5,22 por dia, já no Google Ads não existe um valor mínimo para investir.
Mas atenção! Você não terá resultado com investimentos baixos, isso precisa ficar bem claro. Pequenos orçamentos são indicados para você testar e aprender a utilizar as plataformas.
Dicas para começar no tráfego pago
É muito importante compreender que cada plataforma de anúncios tem sua própria identidade. Por isso, é fundamental testar e ver qual mídia traz mais resultados para o seu negócio.
Meu conselho é que você inicie com o Google Ads e com o Facebook Ads, pois são as principais mídias de publicidade online. Inclusive, aqui no blog existe muito conteúdo gratuito e de qualidade sobre tráfego pago e estratégias digitais.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado e cooperado no seu crescimento no marketing digital.